Coordenador : Karla Holanda de Araújo
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 389016.2206.299732.30012023
Departamento/Setor: GCV
Área Temática : Comunicação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Público em geral, sobretudo interessados na história do cinema e na história das mulheres, estudantes e professores de variadas áreas do ensino médio e universitário, de qualquer local do Brasil.
Local de atuação: Será realizado no ambiente online, através da plataforma do YouTube.
Objetivo
Sistematizar e difundir conhecimento sobre a participação das mulheres no cinema brasileiro e mundial. Organização de encontros com pesquisadorxs, professores, estudiosxs e ativistas do cinema feito por mulheres.
Resumo
Série de encontros seguidas de debate com pesquisadores, professores, estudiosxs e ativistas do cinema feito por mulheres. Partindo inicialmente de autorxs do livro Mulheres de Cinema (Numa, 2019), o projeto destina-se à popularização da história e pensamento acerca do cinema na perspectiva feminina, considerando que, tradicionalmente, como pesquisas recentes têm demonstrado, a história do cinema omitiu a participação feminina ou lhe deu pouca relevância, a despeito de sua significativa atuação. Os encontros são estruturados a partir da palestra de uma (um) convidada (o), mediada pela coordenadora, com a participação ativa da comunidade. Tais encontros são preferencialmente online e ao vivo e as gravações ficarão disponíveis no canal do grupo, a fim de instrumentalizar novas discussões feitas por outras instâncias.